Para aqueles que amam o verde das árvores, o barulho dos pássaros, as trilhas em meio a mata, o  contato direto com a natureza e muita aventura, a cidade de Camboriú é o destino certo! Quando se trata de Turismo Ecológico o município é muito procurado por turistas e moradores que buscam uma completa imersão na natureza. Conheça duas opções imperdíveis de turismo ecológico em Camboriú:

Pico da Pedra

A nossa primeira parada ecológica se encontra na famosa trilha do Pico da Pedra, também conhecida como Pedra da Gurita ou Bico da Pedra. Localizada no Morro da Congonha em Camboriú, com uma altitude de 720 metros, o destino se destaca pela visão privilegiada e deslumbrante do litoral catarinense, onde em dias de tempo aberto, é possível avistar cidades vizinhas como Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis, São Francisco do Sul e Ilha do Arvoredo. Uma informação curiosa, é que o ponto de observação mais alto proporciona uma vista tão ampla, que chegou a ser um local estratégico do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. 

Para subir o Pico da Pedra há diversas trilhas diferentes, mas a mais recomendada de todas é por Congonhas, através do acesso por Itapema ou Camboriú, até o ponto de subida. No local do início da trilha, há um espaço seguro para estacionar o seu carro e ainda um sítio com banheiros e lanchonete. O percurso da trilha em meio a Mata Atlântica dura cerca de 1h30 de subida, o trajeto é bem íngreme (45º) e requer bastante disposição e esforço, mas que com certeza é recompensado pela vista final. Ideal para quem gosta de se exercitar e ainda apreciar as belezas naturais.

Cachoeira Seca 

O nosso próximo destino, também muito procurado pelos turistas e moradores amantes da natureza, é a Cachoeira Seca, também conhecida como Cachoeira dos Macacos, por se localizar no fim da Estrada Geral dos Macacos, área rural do município de Camboriú. A Cachoeira Seca recebe esse nome devido a uma série de quedas d’água onde, em alguns pontos, acabam correndo por baixo das pedras.

Mas de seca, a cachoeira não tem nada. Ao todo ela é composta por cinco diferentes quedas, tendo mais de 20 metros de altura, 500 metros de comprimento e 6 metros de profundidade. Para chegar na maior queda é necessário bastante força de vontade para percorrer uma trilha de 600 metros de subida íngreme que dura cerca de uma hora. Mas chegando ao fim da trilha todo o esforço é recompensado pela cachoeira de água cristalina e refrescante cercada de árvores altas e ar puro.

A Cachoeira Seca fica localizada em uma propriedade particular onde é cobrado uma taxa simbólica de R$ 5,00, mas além de poder visitar as belezas naturais, há disponível ainda uma ótima infraestrutura no local, que comporta bar, banheiro e lanchonete próximo a cachoeira. O local fica aberto à visitação de segunda a segunda, das 08h às 19h. Uma ótima opção de passeio para quem gosta de se aventurar em meio às trilhas, tomar aquele banho de cachoeira refrescante no calor, praticar esportes aquáticos como o rafting, e até mesmo observar alguns animais encontrados no local como quatis, tatus e pacas.

A cidade de Camboriú é o paraíso natural perfeito para relaxar seu corpo, mente e alma. Venha conhecer o Pico da Pedra e a Cachoeira Seca e aproveite para se hospedar na Fazenda dos Caetés! Proporcionamos uma ótima estadia em nossos charmosos chalés, onde você pode ainda tomar banho de rio, andar a cavalo e saborear uma deliciosa comida caseira, tudo isso com muita comodidade e conforto.