A urbanização acelerada do nosso planeta trouxe várias possibilidades inimagináveis e certamente contribui em muitas áreas, mas também carrega alguns efeitos colaterais indesejáveis. Na cidade e em grandes centros, o cérebro é estimulado com elementos que são ‘gritados’ para ele, em praticamente uma competição de atenção. Isso acaba gerando fadiga e, em nível elevado e diário, prejudica a saúde mental.
É essencial, portanto, que tenhamos saídas para essas situações. E nada melhor do que estar em contato com a natureza, seja de modo constante ou em algumas partes de seu calendário. Espaços como a Fazenda dos Caetés te ajudam a promover essa prática super recomendada para o seu bem-estar!
Confira alguns benefícios do contato com a natureza.
É uma ação que reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), diminui a pulsação e a pressão arterial e interfere no sistema nervoso e parassimpático. Ou seja, dá ao indivíduo mais tranquilidade e menor propensão a reações desequilibradas em qualquer tipo de situação.
Se a exposição a um número considerável de informações na cidade acaba gerando uma relação menos profunda com simples momentos do dia a dia, na natureza nos reconectamos com certas experiências e nos sentimos mais presentes.
E nossa memória fica mais turbinada!
LEIA MAIS: Turismo Ecológico na cidade de Camboriú
1 – Mente saudável
Estar próximo do verde das árvores, o canto dos pássaros e o clima leve que esses ambientes passam é super positivo para a mente. No Japão, por exemplo, existe um conceito chamado banho de floresta (shinrin-yoku), onde as pessoas passam um tempo dentro da mata para relaxar.
2 – Saúde física
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital apontou que a taxa de mortalidade de mulheres que viviam em áreas mais verdes era 12% mais baixa do que a das que viviam em centros urbanos menos arborizados. Um hospital da Coreia do Sul realizou um teste expondo plantas ornamentais a 45 pacientes que se recuperavam de cirurgias. O resultado, publicado no periódico Journal of Alternative and Complementary Medicine, mostrou que pessoas hospedadas em quartos com plantas apresentaram níveis de pressão sanguínea mais baixos, menos dor, ansiedade e fadiga.
Comentários