Escolha uma Página

Muita gente já pratica caminhadas regularmente em praças, ruas e na praia, mas você já imaginou ter todos os benefícios da caminhada, aproveitar a natureza e ainda encontrar uma bela paisagem ao chegar no final? A trilha é uma atividade bem democrática, com opções para todas as idades e vários tipos de trajetos e níveis de dificuldade. 

A prática de fazer trilhas tem crescido bastante no Brasil. Aqui temos uma quantidade imensa de parques de preservação e áreas pouco exploradas, ótimas para uma boa trilha. E há para todos os gostos: montes, montanhas, planaltos, planícies e vales, todos de tirar o fôlego.

Além de ser uma ótima opção para desestressar, a atividade possui muitos outro beneficios. Saiba agora porque você deve começar a fazer trilhas:

Melhora a resistência física

Fazer trilhas melhora e muito a resistência física da pessoa. Isso porque a medida que o coração trabalha para fornecer sangue aos músculos usados na caminhada, os pulmões trabalham mais, fortalecendo-os, aumentando a capacidade pulmonar e trazendo benefícios para muitas situações até do dia a dia, como níveis energéticos maiores e uma taxa metabólica mais rápida. Melhorar a resistência física também é muito bom como preparo para outros esportes, ajudando no desempenho e condicionamento.

Fortalece a musculatura do corpo

Caminhando por vários quilômetros, com subidas e descidas, entre obstáculos que se encontram pelo caminho, fazer trilha acaba sendo uma atividade que requer um pouco de esforço e dedicação de todo o corpo. Uma das áreas mais estimuladas são as pernas, exercitando toda a parte inferior – glúteos, quadríceps e panturrilhas.

Outra área que trabalham bastante na hora de trilhas em terreno duro e inclinado é a musculatura do abdômen, pois é necessário manter o corpo reto e estabilizado. Os ossos também são beneficiados, sendo fortalecidos e melhorando o balanço, o que previne ossos quebrados causados por quedas. Além de fortalecer a musculatura, fazer trilha é uma ótima forma de queimar algumas calorias e perder peso.

Prevenção de doenças

Assim como caminhar, fazer trilhas reduz e muito na prevenção de doenças, por exemplo: os níveis de açúcar em pessoas diabéticas e ser um agente preventivo em pessoas predispostas a ter diabetes, já que exercícios diminuem o açúcar no sangue. Outro exemplo é o estímulo do sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Além de ajudar também em doenças mentais, porque o coração bombeia mais sangue ao redor do corpo, o que fornece nutrição para as células, incluindo o cérebro.

Aproveite a natureza na Fazenda dos Caetés

Trilhas, piscina, playground, espaço para eventos, animais da fazenda, 11 cabanas para acomodações, restaurante com comida caseira, e muito mais para você relaxar e se divertir com toda a família.

Benefícios mentais

Além dos benefícios para o corpo, fazer trilhas também promovem muitos benefícios mentais. A atividade aumenta a produção de endorfina do corpo, o hormônio que faz com que você se sinta bem e dá a sensação de prazer e bem estar. Também reduz os níveis de depressão e ansiedade, aumenta a autoestima, reduz o estresse, pelo contato com a natureza e aumenta o sentimento de felicidade, em comparação com aqueles que vivem na cidade grande.

A prática de atividades físicas regulares pode ajudar e muito nesses quesitos, mas também traz um estímulo extra. Fazer trilhas pode causar um certo vício do bem, fazendo com que os praticantes queiram sempre se superar e ir atrás de novos desafios e aventuras. Todos esses benefícios significam uma maior sensação de prazer e bem estar e uma melhor qualidade de vida.

O que é necessário para fazer trilha?

Uma das maiores vantagens em fazer trilha é que você não precisa se preocupar em levar muitos equipamentos e acessórios. Basta um tênis e roupas confortáveis e uma mochila com alguns itens essenciais: frutas, sanduíches e água. É necessário levar muita água para evitar episódios de desidratação e não esquecer de passar filtro solar antes e durante a atividade.

Em nossa Fazenda dos Caetés, temos lindas trilhas que podem ser feitas por toda a família. Você pode ter todos os benefícios físicos e mentais de uma maravilhosa caminhada em meio à natureza. Se a sua vida está uma correria e você está precisando fugir um pouco da agitação da cidade, encontre a tranquilidade que você quer aqui na Fazenda dos Caetés.

× Posso te ajudar?