Escolha uma Página

Natureza e saúde mental são temas que estão ligados. O contato com a natureza é sempre bom: traz calma e tranquilidade, sensação de bem-estar, ajuda na felicidade… Algumas fugas dos espaços urbanos são sempre bem-vindas, especialmente agora, em momentos de crise.

No ano passado, já falamos sobre alguns benefícios do contato com a natureza, como a felicidade e sensação de bem-estar. Mas, neste cenário de crise, e de proximidade com campanhas por boa saúde mental, é importante reforçar o poder de cura que a natureza tem!

Veja o que a ciência diz sobre o estresse do cotidiano, e saiba como sair da rotina da cidade grande pode te ajudar. 

Aproveite a natureza na Fazenda dos Caetés

Trilhas, piscina, playground, espaço para eventos, animais da fazenda, 11 cabanas para acomodações, restaurante com comida caseira, e muito mais para você relaxar e se divertir com toda a família.

A saúde mental está piorando com a crise

A rotina já é naturalmente estressante, principalmente para quem mora em lugares maiores e mais urbanizados: trabalho, trânsito, problemas pessoais, preocupação com o futuro… O estresse fica ainda pior com a nova realidade de pandemia e de isolamento social!

Estes são alguns efeitos e dados mapeados por jornalistas e pesquisadores sobre o impacto da Covid-19 na nossa saúde mental:

  • Medo da doença;
  • Insegurança pela ausência de cura;
  • Dificuldade de processar tantas informações;
  • Solidão, pela falta de contato próximo;
  • Preocupação sobre o futuro;
  • Menor qualidade de sono.

Essas sensações causam alterações em nossos corpos, de acordo com pesquisadores da Fiocruz. Eles detectaram uma série de mudanças neurais, imunes e endócrinas relacionadas ao isolamento social e ao coronavírus.

O estresse acumulado é perigoso para a saúde. Altos níveis de estresse estão relacionados com problemas no coração, na pressão arterial, podem provocar alterações na libido, entre outros efeitos. 

Estas sensações podem estar relacionadas, ainda, a doenças mais graves de saúde mental, como depressão e transtorno de ansiedade. Estes problemas merecem muita atenção – o mês de setembro tem várias campanhas relacionadas à conscientização e tratamento de transtornos mentais. 

E como a natureza ajuda a saúde mental?

Pesquisas de vários países comprovam que natureza aumenta a qualidade de vida. Elas estão associadas, inclusive, ao alívio de sintomas de doenças como depressão e ansiedade, além de diminuir os níveis de estresse.

Natureza e saúde mental são aliadas. Trilha em meio ao verde.

Confira em detalhes algumas pesquisas que mostram o que acontece com o seu corpo, na prática, quando você entra em contato com a natureza.

  • Japão: Caminhadas em florestas diminuem a produção do hormônio do estresse;
  • Estados Unidos: ambientes naturais reduzem pensamentos negativos;
  • Austrália: natureza diminui chances de doenças cardíacas e combate a depressão;
  • Estados Unidos: quem mora em áreas verdes tem menos chances de desenvolver depressão;
  • Estados Unidos: a natureza melhora a memória e a concentração.

Por isso, considere passar algum tempo em contato com a natureza para diminuir o ritmo do dia a dia, principalmente neste momento, em que estamos com o sinal de alerta ligado para o surgimento de questões relacionadas à saúde mental.

Fica o convite para você e sua família conhecerem a Fazenda dos Caetés para desfrutar desta pausa tão necessária. Hospedagens em meio à natureza, comida caseira, diversas opções de lazer e mais te esperam aqui!

Aproveite a natureza na Fazenda dos Caetés

Trilhas, piscina, playground, espaço para eventos, animais da fazenda, 11 cabanas para acomodações, restaurante com comida caseira, e muito mais para você relaxar e se divertir com toda a família.

× Posso te ajudar?