Escolha uma Página

Ter doses saudáveis de contato com animais é, para crianças, algo que pode ser vantajoso em diversos aspectos. E, ainda que, na maioria dos casos, as pessoas pensem nos animais domésticos — como cachorros e gatos —, outros bichinhos, como os cavalos e as ovelhas, por exemplo, também podem ter o mesmo efeito.

No final das contas, o realmente importante aqui é o incentivo às crianças, para que, assim, elas tenham um maior contato com animais. Por quê, você se pergunta? Neste texto, nós te respondemos.

Na sequência, você poderá conferir uma lista com 4 benefícios do contato com animais para crianças, indo desde aspectos físicos até sociais. Continue a leitura e veja como um simples bichinho pode fazer toda a diferença na vida do seu filho!

 

Crianças em contato com animais: 4 benefícios

 

1. Melhora as habilidades sociais

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge mostrou que as crianças que possuem contato com animais têm um melhor desenvolvimento das habilidades sociais, o que as ajuda no crescimento e na transformação em adultos com relações interpessoais melhores.

Isso porque, com isso, elas aprendem a ajudar, dividir e interagir. Graças ao fato de criarem vínculos com facilidade, as crianças nem precisam passar por um grande convívio; apenas uma tarde em contato com animais já pode fazer diferença.

contato com animais

2. Incentiva a atividade física

Animais incentivam crianças — e, na verdade, todos nós — ao movimento. Seja para andar ou correr atrás deles, alimentá-los ou simplesmente estar por perto, é preciso realizar tipos diferentes de atividades e esforços físicos para ter um contato ativo com os bichinhos.

E, aqui, o benefício é em dobro: diversas pesquisas mostram que a realização de atividades físicas não é vantajoso apenas para nós, humanos, mas também para os animais. De forma semelhante com a que acontece conosco, essas atividades causam sensação de bem-estar nos animais.

 

3. Aumenta o bem-estar e reduz o estresse

E falando em bem-estar… Estar em contato com animais faz com que o cérebro estimule a produção de ocitocina, uma substância feita pelo próprio corpo e que atua como um tipo de calmante natural.

É justamente esse hormônio, produzido pelo corpo das crianças quando elas estão curtindo um tempo com um animal, que tem o altíssimo potencial de aumentar o bem-estar e reduzir o estresse.

contato com animais

4. Fortalece as ações do sistema imunológico

Por fim, o último benefício do contato com animais para crianças que trouxemos nesta lista é algo que acontece com o sistema imunológico dos pequenos. Quando há o maior contato, este sistema do corpo fica mais forte e, consequentemente, preparado para a ocorrência de eventuais problemas futuros.

Isso porque um maior contato com animais e com a natureza no geral faz com que o corpo se acostume a agentes estranhos e esteja mais preparado quando encontrar outros.

Para se ter uma ideia, um estudo sueco conduzido com a participação de mais de 1 milhão de crianças mostrou que aquelas que tiveram contato prolongado com animais domésticos apresentaram 15% a menos de chances de desenvolver doenças como asma e alergias.

Aproveite a natureza na Fazenda dos Caetés

Trilhas, piscina, playground, espaço para eventos, animais da fazenda, 11 cabanas para acomodações, restaurante com comida caseira, e muito mais para você relaxar e se divertir com toda a família.

Aqui na Fazenda Caetés, nós temos muitos bichinhos, incluindo cavalos e ovelhas, para as crianças conhecerem, interagirem e terem experiências que não teriam em outros lugares. Venha curtir nosso pedacinho de natureza, traga seus filhos e tenha momentos únicos com tudo que podemos oferecer para você e sua família!

Entre em contato e saiba mais sobre condições e pacotes!

× Posso te ajudar?